quinta-feira, 8 de março de 2007

Guitar Concertos - Norbert Kraft


A primeira vez que ouvi um concerto pra violão e orquestra, foi quando um amigo, com quem tocava há muito tempo atrás, me mostrou esse álbum. Ele me mostrou então o Concerto pra Violão e Orquestra do Villa-lobos, e fiquei impressionado com a orquestração arrojada e totalmente congruente ao som do violão, principalmente no 2o movimento; em seguida ouvi o Concerto de Aranjuez do Rodrigo, e me impressionei com o lirismo e profundidade das melodias vermelhas e laranjas de tão apaixonadamente espanholas que eram; finalmente ouvi Concerto pra Violão e Orquestra do Castelnuovo-tedesco, até então um desconhecido pra mim, e me impressionei com a pureza quase infantil das melodias do 1o e 2o movimentos, pareciam ser as lembranças de uma infância simples mas cheia de poesia, principalmente no 2o movimento: o violão começa contando a história e depois entra a orquestra, sempre com poucos instrumentos, tecendo uma malha polifônica tão doce que arrebata os mais descuidados, além do que, depois de aparecer como protagonista, o violão reaparece totalmente incerido no tecido polifônico interagindo com todos os outros personagens que ele apresentou no começo da narração, agora não mais como solista ou narrador, mas como parte da história, ele passa a ser mais um instrumento da orquestra até o fim. Sobre o 3o, deixo pra que vocês mesmos tirem suas conclusões.
Só pra finalizar, preciso dizer aqui que esses três concertos são na minha opinião os mais bonitos que já ouvi até agora pra esse instrumento. Não poderia deixar de postá-lo aqui pra vocês, por isso, bom proveito.

Guitar Concertos - Norbert Kraft, 1993 - NAXOS
Concierto de Aranjuez
Joaquin Rodrigo
 
I. Allegro con spirito 6:19
II. Adagio 10:27
III. Allegro gentile 5:17

Concerto for Guitar and Orchestra
Heitor Villa-Lobos

I. Allegro preciso 5:28
II. Andantino e Andante: Cadenza 7:34
III. Allegretto non troppo 4:49

Concerto for Guitar and Orchestra No. 1, Op. 99
Mario Castelnuovo-Tedesco

I. Allegretto 6:30
II. Andantino alla romanza 7:29
III. Ritmico e cavalleresco - Quasi andante - Tempo I 6:32

Performed by Northern Chamber Orchestra
with Norbert Kraft
Conducted by Nicholas Ward


Um comentário:

Anônimo disse...

Pessoal,
Acho que vocês esqueceram de colocar os arquivos deste album na pasta para download do 4shared. Quando se entra na pasta não aparece nada. Será que dava para disponilizar este download denovo?
Esse disco é muito bom!