sábado, 17 de março de 2007

Dreamcatcher - Andy Mckee


Conheci esse violonista através de um vídeo no YouTube postado na comunidade Músicas Violão Instrumental, no Orkut. Como o cara que postou fazia propaganda do tipo "o maios violonista do mundo" (rsrsr) fiquei curioso, e então assistí o vídeo e conferi que realment o cara toca muito, mas na verdade o som dele não foi uma total novidade pra mim. Há uns 13 anos ouvi na casa de um amigo um álbum ainda em vinil do Michael Hedges, um violonista que foi o primeiro a se destacar com esse tipo de som. esses caras estão classificados como "New age" nas prateleiras de loja, e reconheõ que o Hedges se encaixa bem nesse perfil, porque tanto a sonoridade quanto o visual que ele assumiu durante algum tempo, demonstravam que ele tem mais que admiração pelo mundo e cultura orientais. Tenho uns 3 álbuns do Hedges, que postarei em breve. Agora, o Andy Mckee tem um som que, apesar de ainda evocar um pouco a sonoridade New age, tem construções melódicas e uma levada muito mais Pop que o Hedges. Bem, parece que esse álbum que eu estou postando aqui não é um dos mais populares desse violonista, mas acredito que é uma ótima mostra do que se pode fazer com um violão. Definitivamente a técnica violonística não está fechada, nem mesmo o instrumento já chegou na sua estrutura definitiva (note os graves de algumas das faixas desse álbum... fui atrás de saber que tipo de violão que tira um som como esse e descobri o "Harp Guitar", coisa de doido rsrsrs dá uma olhada)

Dreamcatcher - Andy Mckee, 2004
1- CandyRat Exclusive
2- Common Ground
3- Building a Memory
4- Dreamcatcher
5- hen She Cries
6- Art of Motion
7- Into the Ocean
8- Heather's Song
9- Schindlers List
10- Africa
11- The Friend I Never Met

Um comentário:

Fernando Augusto disse...

O cara tem uma técnica muito boa mesmo. Eu toco violão, e esse estilo é um dos que eu mais admiro.