quinta-feira, 22 de março de 2007

Aerial Boundaries - Michael Hedges

Esse, sem dúvida foi um dos álbuns que mais me marcou. Estava começando a estudar violão clássico, então cada vez que ouvia alguma coisa relacionada à esse instrumento, fazia com toda a atenção pra tentar observar todos os detalhes. É claro que na minha "inocênia" de iniciante, eu não ficava atrás da exatidão ou virtuosismo na execução, o que me interessava era poder entrar na música e poder me comnicar com ela. E quando ouvi esse cara tocando fiquei totalmente atônito, porque era diferente de tudo o que eu já tinha ouvido antes. Não era música pra se observar, mas pra se deixar dominar. E quando eu fui tentar tirar de ouvido pra poder tocar, eu nnca tinha ouvido falar de afinações alternativas, e muito menos de Harp Guitar. Descobri um mundo novo quando ouvi esse cara pela primeira vez, por isso não poderia deixar de postar pra quem quizer ouvir também. Então tá aí.

Aerial Boundaries - Michael Hedges, 1985 - Windham Hill Records
--------------------------------------------------
Performer and Composer - Michael Hedges
--------------------------------------------------
1. Aerial Boundaries
2. Bensusan
3. Rickover's Dream
4. Ragamuffin
5. After The Gold Rush
6. Hot Type
7. Spare Change
8. Menage A Trois
9. The Magic Farmer
--------------------------------------------------
Tamanho: Parte I - 28,2MB / Parte II - 25,3MB
Formato: Mp3
Qualidade: 320Kbps
--------------------------------------------------
Pa baxá - Click aqui

Pa comprá - Click aqui

segunda-feira, 19 de março de 2007

Julian Bream & Friends


Nesse álbum, Julian Bream faz uma incursão no período clássico, e mostra a o violão é uma ótima opção para composição de obras pra pequenos grupos. Veja que até o famoso Concerto em A, de Giuliani, também funciona muito bem num grupo menor que uma osquestra clássica tradicional.

Julian Bream & Friends - Julian Bream Edition Vol. 16, 1993 - Sony BMG
--------------------------------------------------
Performers: Julian Bream (guitar); The Cremona String Quartet; George Malcolm (harosichord); Melos Ensemble;
Composers: Luigi Boccherini (1743 - 1805); Franz Joseph Haydn (1732 - 1809); Mauro Giuliani (1781 - 1829);

--------------------------------------------------
Luigi Boccherini - Guitar Quintet in e minor, G.451
1. Allegro Moderato
2. Adagio
3. Menuetto
4. Allegretto

Luigi Boccherini (Arr Julian Bream) - Introduction And Fandango For Guitar And Harpsichord (From Guitar Quintet In D, G 448)
5. Introduction and Fandango for Guitar and Harpsichord

Franz Joseph Haydn - Quartet in E, op.2 no.2
6. Allegro
7. Adagio
8. Menuetteo E Trio
9. Presto

Mauro Giuliani - Guitar Concerto in A, op.30

10. Allegro Maestoso
11. Andantino Siciliano
12. Alla Polacca
--------------------------------------------------
Tamanho: 40,5MB / Parte II - 28,2MB / Parte III - 35,4MB
Formato: Mp3
Qualidade: 444Kbps
--------------------------------------------------
Pa baxá Click aqui

Pa comprá Click aqui

sábado, 17 de março de 2007

Dreamcatcher - Andy Mckee


Conheci esse violonista através de um vídeo no YouTube postado na comunidade Músicas Violão Instrumental, no Orkut. Como o cara que postou fazia propaganda do tipo "o maios violonista do mundo" (rsrsr) fiquei curioso, e então assistí o vídeo e conferi que realment o cara toca muito, mas na verdade o som dele não foi uma total novidade pra mim. Há uns 13 anos ouvi na casa de um amigo um álbum ainda em vinil do Michael Hedges, um violonista que foi o primeiro a se destacar com esse tipo de som. esses caras estão classificados como "New age" nas prateleiras de loja, e reconheõ que o Hedges se encaixa bem nesse perfil, porque tanto a sonoridade quanto o visual que ele assumiu durante algum tempo, demonstravam que ele tem mais que admiração pelo mundo e cultura orientais. Tenho uns 3 álbuns do Hedges, que postarei em breve. Agora, o Andy Mckee tem um som que, apesar de ainda evocar um pouco a sonoridade New age, tem construções melódicas e uma levada muito mais Pop que o Hedges. Bem, parece que esse álbum que eu estou postando aqui não é um dos mais populares desse violonista, mas acredito que é uma ótima mostra do que se pode fazer com um violão. Definitivamente a técnica violonística não está fechada, nem mesmo o instrumento já chegou na sua estrutura definitiva (note os graves de algumas das faixas desse álbum... fui atrás de saber que tipo de violão que tira um som como esse e descobri o "Harp Guitar", coisa de doido rsrsrs dá uma olhada)

Dreamcatcher - Andy Mckee, 2004
1- CandyRat Exclusive
2- Common Ground
3- Building a Memory
4- Dreamcatcher
5- hen She Cries
6- Art of Motion
7- Into the Ocean
8- Heather's Song
9- Schindlers List
10- Africa
11- The Friend I Never Met

quinta-feira, 15 de março de 2007

Sergio & Odair Assad Play Rameau, Scarlatti, Couperin, Bach


Esse foi o primeiro álbum que eu ouvi dos irmãos Assad. Precisei ouvir várias vezes pra poder acreditar no que estava ouvindo. A pureza sonora, a clareza dos ornamentos, a segurança estilística, tudo me dizia que o que eu ouvia era um cravo e não 2 violões, mas havia uma dinâmica muito consciente em cada uma das obras que se sucediam. Essa era a única coisa que denuciava que não era um cravo, ou instrumento semelhante, que eu estava ouvindo. Depois de ouvir umas tantas vezes, me convenci de que o que eu estava ouvindo eram realmente dois violões, e me rendi a realidade de que estava diante de um registro quase sobrenatural: a ligação exsitente entre os violões desses irmãos transcende uma comunicação musical simples, deve haver algum tipo de telepatia que os une em outro plano. Mas não adianta vocês ficarem aqui lendo, clickem no link no final do post e baixem o álbum pra também serem testemunhas desse fenômeno que eu descrevi acima.

Sergio & Odair Assad Play Rameau, Scarlatti, Couperin, Bach, 1993 - Nonesuch
1- Sonata for keyboard in C major, K. 251 (L. 305)
Domenico Scarlatti
2- Pièces de clavecin avec une méthode sur la mécanique des doigts, for harpsichord Allemande
Jean-Philippe Rameau
3- Pièces de clavecin avec une méthode sur la mécanique des doigts, for harpsichord Gigues 1& 02
Jean-Philippe Rameau
4- Pièces de clavecin avec une méthode sur la mécanique des doigts, for harpsichord Rigaudon
Jean-Philippe Rameau
5- Pièces de clavecin avec une méthode sur la mécanique des doigts, for harpsichord Musette en Rondeau
Jean-Philippe Rameau
6- Pièces de clavecin avec une méthode sur la mécanique des doigts, for harpsichord Le Rappel des Oiseaux
Jean-Philippe Rameau
7- Pièces de clavecin avec une méthode sur la mécanique des doigts, for harpsichord Le Lardon
Jean-Philippe Rameau
8- Pièces de clavecin avec une méthode sur la mécanique des doigts, for harpsichord La Follette
Jean-Philippe Rameau
9- Pièces de clavecin avec une méthode sur la mécanique des doigts, for harpsichord Les tendres Plaintes
Jean-Philippe Rameau
10- Pièces de clavecin avec une méthode sur la mécanique des doigts, for harpsichord Les Cyclopes
Jean-Philippe Rameau
11- Second livre des pièces de clavecin, for harpsichord 9th Order, No 8, Le Bavolet-Flotant
Francois Couperin
12- Troisième livre des pièces de clavecin, for harpsichord 14th Order, No 7, Le Carillon de Cythère
Francois Couperin
13- Prelude and Fugue, for keyboard No. 3 in C sharp major (WTC I/3), BWV 848 (BC L82)
Johann Sebastian Bach
14- Sonata for keyboard in E major, K. 162 (L. 21)
Domenico Scarlatti
15- Sonata for keyboard in F minor, K. 466 (L. 118)
Domenico Scarlatti
16- Sonata for keyboard in E major, K. 531 (L. 430)
Domenico Scarlatti
17- Sonata for keyboard in A minor, K. 54 (L. 241)
Domenico Scarlatti
18- Sonata for keyboard in D minor, K. 9 (L. 413), "Pastorale"
Domenico Scarlatti
19- Sonata for keyboard in G major, K. 432 (L. 288)
Domenico Scarlatti
20- Sonata for keyboard in D major, K. 96 (L. 465) "La caccia"
Domenico Scarlatti
21- Sonata for keyboard in D major, K. 140 (L. 107)
Domenico Scarlatti
22- Sonata for keyboard in D minor, K. 141 (L. 422)
Domenico Scarlatti

terça-feira, 13 de março de 2007

Julian Bream Consort, Vol. 6


Mais um álbum do Julian Bream, mais uma vez deixando o violão de lado e tomando no colo seu alaúde, que pelo jeito é seu instrumento preferido. Dessa vez, além de executar obras dos grandes compositores do renascimento inglês (me corrijam se estiver errado quanto ao período em que os classifiquei), junto com seu "Consort" executa também o célebre Concerto em D pra Alaúde e cordas de Vivaldi (e, permitam-me dizer, a melhor gravação que eu já ouvi). Abre espaço também pra Suite Sinfônica pra tenor (ou oboé) e orquestra de Benjamin Britten: uma obra do compositor inglês contemporâneo que Bream mais admira, talvez por ele também ter um apêgo especial à música inglesa do sec XVI. 

Julian Bream Consort, Vol. 6, 1994 - RCA
1- Alman (Monsieur's Alman), for keyboard in C major, MB 44
by William Byrd
2- Work(s) Pavin
by William Byrd
3- My Lord of Oxenford's Mask (From Thomas Morley's "The First Booke of Consort Lessons")
by William Byrd
4- Flat Pavan for 2 lutes
by John [composer] Johnson
5- Batchelar's Delight
by Richard Alison
6- Kemp's Gigue
by English Anonymous
7- Phillips Pavan
by Peter Philips
8- O Mistress Mine
by Peter Philips
9- La rondinella, fantasia for instrumental consort
by Thomas Morley
10- Joyne Hands, for consort of instruments (from "The First Booke of Consort Lessons")
by Thomas Morley
11- Lachrimae Pavan, for keyboard or lute (from "Lachrimae")
by John Dowland
12- Work(s) Fantasie
by John Dowland
13- De la Tromba Pavan for consort
by Richard Alison
14- It Fell on a Sommers Daie for voice, lute & bass viol
by Thomas Campion
15- Dowlands Adew for Master Cromwell, for viol & lute, P 13
by John Dowland
16- The Frog Galliard, for lute, P 23
by John Dowland
17- La Rosignol
by Anonymous
18- Tarleton's Resurrection, for lute, P 59
by John Dowland
19- Can she excuse my wrongs, for 4 voices & lute (First Book of Songs)
by John Dowland
20- Gloriana, symphonic suite for tenor (or oboe) & orchestra, Op. 53a Courtly Dances: March
by Benjamin Britten
21- Gloriana, symphonic suite for tenor (or oboe) & orchestra, Op. 53a Courtly Dances: Corante
by Benjamin Britten
22- Gloriana, symphonic suite for tenor (or oboe) & orchestra, Op. 53a Courtly Dances: Pavan
by Benjamin Britten
23- Gloriana, symphonic suite for tenor (or oboe) & orchestra, Op. 53a Courtly Dances: Morris Dance
by Benjamin Britten
24- Gloriana, symphonic suite for tenor (or oboe) & orchestra, Op. 53a Courtly Dances: Galliard
by Benjamin Britten
25- Gloriana, symphonic suite for tenor (or oboe) & orchestra, Op. 53a Courtly Dances: La Volta
by Benjamin Britten
26- Gloriana, symphonic suite for tenor (or oboe) & orchestra, Op. 53a Courtly Dances: March (Finale)
by Benjamin Britten
27- Lute (Chamber) Concerto, for lute (or guitar), 2 violins & continuo in D major, RV 93, Allegro; Largo; Allegro;
by Antonio Vivaldi

Manuel Barrueco - Nylon & Steel


Acredito que o violão é um instrumento tão popular por ser um instrumento de harmonia e melodia, e que pode ser carregado facilmente pra qualquer canto. Um outro instrumento que tem a mesma característica é o acordeon, e instrumentos variantes desse, mas apesar de também ser portátil, ele é muito mais pesado. O fato é que o violão é o instrumento musical mais popular do mundo ocidental. Por sua versatilidade sonora foi adaptado pra praticamente todos os gêneros musicais, populares, folclóricos e eruditos. O seu som é familiar a qualquer pessoa. Como, principalmente no séc XX a produção musical foi se afastando do grande público, tornando-se compreensível apenas aos que têm alguma iniciação à música dita erudita, acho perfeitamente compreensível que os grandes violonistas procurem repertórios que o grande público pode desfrutar,deixando de crer que música erudita é música de outro mundo. Nesse ábum, Manuel Barrueco toca com grandes nomes do violão jazzístico mundial: Al Di Meola, Steve Morse e Andy Summers. Apesar de parecer um disco de jazz “comportado” (nem erudito nem jazzístico rsrsrs), vale a pena conferir o resultado da junção desses gênios do violão contemporâneo. Taí o track list e os links pro álbum.

Manuel Barrueco - Nylon & Steel, 2001 - Angel Records
1. Odeon, tango for piano, Op 146 (3:16)
Composed by Ernesto Nazareth
with Manuel Barrueco

2. Beyond the Mirage, for 2 guitars (6:50)
Composed by Al di Meola
with Manuel Barrueco

3. Azzurra, for 2 guitars (7:27)
Composed by Al di Meola
with Manuel Barrueco

4. The Grand Passion, for 2 guitars (4:22)
Composed by Al di Meola
with Manuel Barrueco

5. Wolvesville, improvisation on Etude No. 1 by Villa-Lobos for 2 guitars (2:01)
Composed by Steve Morse
with Manuel Barrueco, Steve Morse

6. Deer Hunter, film score Cavatina, arr. for 2 guitars (3:15)
Composed by Stanley Myers
with Manuel Barrueco, Steve Morse

7. Without Sunglasses (Sense Ulleres de Sol), for 2 guitars (2:57)
Composed by Victor Valls
with Manuel Barrueco, Steve Morse

8. Northern Lights (3:22)
Composed by Steve Morse
with Manuel Barrueco, Steve Morse

9. Up in the Air (2:19)
Composed by Steve Morse
with Manuel Barrueco, Steve Morse

10. Misterios do Rio Lento, for 2 guitars (4:02)
Composed by Celso Machado
with Manuel Barrueco, Andy Summers

11. I Remember, for 2 guitars (4:54)
Composed by Andy Summers
with Manuel Barrueco, Andy Summers

12. Crow at Midnight, for 2 guitars (2:49)
Composed by Andy Summers
with Manuel Barrueco, Andy Summers

13. Rodeo, selections from the complete ballet Hoe Down (3:39)
Composed by Aaron Copland
with Manuel Barrueco



Pa comprá
Click aqui

segunda-feira, 12 de março de 2007

Vivaldi Guitar Concertos - Los Romeros


Tomei emprestado uma pequena biografia dos Romeros que encontrei no blog do Helder, Violão Erudito.
"Realmente, existem muitas famílias que se dedicam à música: Bach e Mozart figuram em nossos pensamentos mais frequentemente. Contudo, uma outra família também é inteiramente musical. É o caso dos Romeros. Celodonio, o pai, começou sua proeminente carreira estudando com o emérito mestre Daniel Fortea, que teve como professor ninguém menos que Francisco Tárrega.
Celodonio Romero teve três filhos: Celín, Pepe e Ángel. Imaginem os nobre amigos que, tendo tal pai, indubitavelmente os três começaram ainda muito jovens seus estudos de violão. Contudo, o primogênito de Celodonio não quis se dedicar integralmente a laboriosa arte das seis cordas. Ficou apenas como um excelente professor. Já o seu filho mais jovem, Ángel, tornou-se um famigerado concertista, pouco conhecido no Brasil, justamente pelo fato de conservar em seu repertório obras mais conhecidas pela Espanha.
Já o filho do meio, Pepe, tornou-se, com efeito, um dos mais populares solistas internacionais, reconhecidamente um dos maiores expoentes do século passado. Pepe é, também (assim como toda sua família), um profundo conhecedor da arte folclórica andaluza, executando com maestria e pomposidade inigualáveis tal interessante estilo.
Aos mais desavisados, pode parecer que os Romero querem abarcar, em seu repertório, somente um estilo: o espanhol. Contudo, essa é uma visão distorcida. Pepe é, obviamente, um exímio intérprete de tal estilo. Mas não restringe-se à ele. É um profundo conhecedor de toda a literatura violonística do século XIX e executa, sem dificuldades e com uma fluência extraordinária, obras de Sor, Carulli, etc."

Nesse álbum temos o privilégio de poder ouvir a família Romero executando 5 concertos de Vivaldi, pouquíssimo conhecidos. Dê olhada na track list, e acesse o álbum nos links abaixo.

Vivaldi Guitar Concertos - Los Romeros, 1991 - Philips
Lute (Chamber) Concerto, for lute (or guitar), 2 violins & continuo in D major, RV 93
with Celin Romero, Angel Romero, Pepe Romero, Celedonio Romero
1. Allegro
2. Largo
3. Allegro
Trio Sonata for violin, lute & continuo in C major, RV 82
with Margaret Bella, John Sr. [violinist] Corigliano, Domenick Saltarelli, Celedonio Romero
4. Allegro Non Molto
5. Larghetto
6. Allegro
Concerto for 4 violins, cello, strings & continuo in B minor ("L'estro armonico" No. 10) Op. 3/10, RV 580
Performed by San Antonio Symphony Orchestra
with Celin Romero, Angel Romero, Pepe Romero, Celedonio Romero

7. Allegro
8. Largo
9. Larghetto
10. Allegro
Double Mandolin Concerto, for 2 mandolins, strings & continuo in G major, RV 532
Performed by San Antonio Symphony Orchestra
with Celin Romero, Pepe Romero

11. Allegro
12. Andante
13. Allegro
Mandolin Concerto, for mandolin, strings & continuo in C major, RV 425
Performed by San Antonio Symphony Orchestra
with Celedonio Romero

14. Allegro
15. Largo
16. Allegro

domingo, 11 de março de 2007

Fantasies Ayres and Dances - The Julian Bream Consort


Conheci Julian Bream quando assistí um vídeo onde ele tocava e regia ao mesmo tempo o Concerto de Vivaldi em D, para Alaúde e Orquestra. Apesar da minha pouca experiência musical, na época, e de ele estar tocando um alaúde e não um violão, pouco tempo depois reconheci que eu estava diante de uma das maiores autoridades no que diz respeito a execução do repertório violonístico do renascimento e barroco. Quem quizer é só conferir.

Fantasies Ayres and Dances - The Julian Bream Consort - 1990 - RCA

With James Tyler, Nancy Hadden, Catherine Mackintosh, Robert Tear, Julian Bream Consort, Julian Bream, Robert Spencer, Jane Ryan


1- Joyne Hands, for consort of instruments (from "The First Booke of Consort Lessons")
Composed by Thomas Morley
2- Phillips Pavan
Composed by Peter Philips
3- The Frog Galliard, for lute, P 23
Composed by John Dowland
4- The The Jew's Dance, for lute & recorder (from Thomas Morley's "The First Booke of Consort Lessons")
Composed by Richard Nicholson
5- Work(s) Fantasy
Composed by William Byrd
6- Batchelar's Delight
Composed by Richard Alison
7- Sacred End Pavan, for lute
Composed by Thomas Morley
8- Work(s) Unidentified Galliard
Composed by Thomas Morley
9- De la Tromba Pavan for consort
Composed by Richard Alison
10- Thirsis and Milla, song in 2 sections for voice with lute & bass viol
Composed by Thomas Morley
11- Alison's Knell
Composed by Richard Alison
12- Grimstock
Composed by English Traditional
13- Goe from My Window for consort
Composed by Richard Alison
14- Go, nightly cares, the enemy to rest, for voice, trumpet, bass viols & lute (A Pilgrimes Solace)
Composed by John Dowland
15- Daniells Almayne for consort
Composed by Daniel Bacheler
16- In Nomine, pavan, for treble viol, flute, bass viol, cittern, pandora & lute
Composed by Nicholas Strogers
17- Comagain ("Come again") (after John Dowland)
Composed by Jacob van Eyck
18- Lachrimae Pavan, for keyboard or lute (from "Lachrimae")
Composed by John Dowland
19- Can she excuse my wrongs, for 4 voices & lute (First Book of Songs)
Composed by John Dowland

quinta-feira, 8 de março de 2007

Guitar Concertos - Norbert Kraft


A primeira vez que ouvi um concerto pra violão e orquestra, foi quando um amigo, com quem tocava há muito tempo atrás, me mostrou esse álbum. Ele me mostrou então o Concerto pra Violão e Orquestra do Villa-lobos, e fiquei impressionado com a orquestração arrojada e totalmente congruente ao som do violão, principalmente no 2o movimento; em seguida ouvi o Concerto de Aranjuez do Rodrigo, e me impressionei com o lirismo e profundidade das melodias vermelhas e laranjas de tão apaixonadamente espanholas que eram; finalmente ouvi Concerto pra Violão e Orquestra do Castelnuovo-tedesco, até então um desconhecido pra mim, e me impressionei com a pureza quase infantil das melodias do 1o e 2o movimentos, pareciam ser as lembranças de uma infância simples mas cheia de poesia, principalmente no 2o movimento: o violão começa contando a história e depois entra a orquestra, sempre com poucos instrumentos, tecendo uma malha polifônica tão doce que arrebata os mais descuidados, além do que, depois de aparecer como protagonista, o violão reaparece totalmente incerido no tecido polifônico interagindo com todos os outros personagens que ele apresentou no começo da narração, agora não mais como solista ou narrador, mas como parte da história, ele passa a ser mais um instrumento da orquestra até o fim. Sobre o 3o, deixo pra que vocês mesmos tirem suas conclusões.
Só pra finalizar, preciso dizer aqui que esses três concertos são na minha opinião os mais bonitos que já ouvi até agora pra esse instrumento. Não poderia deixar de postá-lo aqui pra vocês, por isso, bom proveito.

Guitar Concertos - Norbert Kraft, 1993 - NAXOS
Concierto de Aranjuez
Joaquin Rodrigo
 
I. Allegro con spirito 6:19
II. Adagio 10:27
III. Allegro gentile 5:17

Concerto for Guitar and Orchestra
Heitor Villa-Lobos

I. Allegro preciso 5:28
II. Andantino e Andante: Cadenza 7:34
III. Allegretto non troppo 4:49

Concerto for Guitar and Orchestra No. 1, Op. 99
Mario Castelnuovo-Tedesco

I. Allegretto 6:30
II. Andantino alla romanza 7:29
III. Ritmico e cavalleresco - Quasi andante - Tempo I 6:32

Performed by Northern Chamber Orchestra
with Norbert Kraft
Conducted by Nicholas Ward


quarta-feira, 7 de março de 2007

Nadja Salerno-Sonnenberg, Sergio and Odair Assad


Eu não tinha conhecimento desse álbum até Helder postar no blog dele (Violão Erudito). Logo que vi baixei de pronto. Estava doido de curiosidade, não só porque era coisa nova escrta pelo Sergio e tocada pelos dois, mas também porque achei essa formação extremamente interessante e adequada (violino e 2 violões). O violão, talvez por ainda ser um instrumento meio marginalizado pela maioria dos músicos e compositores eruditos, é pouco explorado pra formações de grupos de câmara: apenas Boquerini, Paganini, Giuliani, Castelnuovo-Tedesco, Piazzolla e outros poucos têm obras escritas originalmente pra formações camerísticas que têm o violão como integrante. A maioria do repertório de que tenho conhecimento é composto de transcrições de outros instrumentos pra violão. Então, ouvi e fiquei absurdado com resultado tão belo, tanto da formação quanto quanto da composição. Além do virtuosismo já esperado dos irmãos Assad, Nadja Salerno-Sonnenberg fez juz aos predicados que o Helder descreveu no seu blog. Vocês têm que conferir.

Nadja Salerno-Sonnenberg, Sergio and Odair Assad - 2000 - Nonesuch
1. Andalucia
2. Fantasy On Dark Eyes
3. The Chase
4. Istanbul: Awakening And Turkish Dance
5. Tatras
6. Gypsy Songs: The Pretty Girl; Coming Home' If I Could Catch The Mouse; Difficult For You; Curd-Porridge...
7. Vardar's Boat
8. Nuages
9. Somogy's Dream


terça-feira, 6 de março de 2007

Granados y De Falla - Canciones y Danças - Manuel Barrueco


Passei um tempão procurando esse álbum. Foi quando ouví a vez que existiam compositores eruditos que haviam escrito pra canto e violão. Então ouví a versão pra piano e voz das "7 Canciones Españolas" de Manuel de Falla, mas mesmo descobrindo que essa era a formação original e que foi o também espanhol Miguel LLobet que fez a aptação da parte do piano pra violão, procurei onde tive condições de procurar esse ábum pra poder ouví-lo. Qual surpresa eu tive agora, depois de mais de 8 anos procurando, pois o genial Manuel Barrueco deu seu toque pessoal na adaptação de LLobet, se apropriando da obra de tal forma que faz parecer ser essa a formação original que a obra foi composta, mais do que justo e apropriado, afinal, o que é mais adequado pra acompanhar canções espanholas com o caráter flamenco do que um violão, que é um instrumento espanhol por natureza e definição? Pra quem quizer ouvir, o link pra download tá aí, e se gostar e quizer comprar, tô postando o link de um bom lugar pra comprar também.

Manuel Barrueco - Manuel De Falla 7 Canciones populares Españolas & Granados 12 Danzas Españolas - EMI Classics
------------------------------------------------------------------------
Performers: Ann Monoyos - Alto; Thomas Muller-pering - Guitar; Manuel Barrueco - Guitar
------------------------------------------------------------------------
1- de Falla - Canciones populares españolas I. El paño moruno (1:09)
2- de Falla - Canciones populares españolas II. Sequidilla murciana (1:28)
3- de Falla - Canciones populares españolas III. Asturiana (2:53)
4- de Falla - Canciones populares españolas IV. Jota (3:23)
5- de Falla - Canciones populares españolas V. Nana (1:36)
6- de Falla - Canciones populares españolas VI. Canción (1:08)
7- de Falla - Canciones populares españolas VII. Polo (1:28)
8- Granados - Danzas españolas I. Minuetto (3:14)
9- Granados - Danzas españolas II. Orental (4:56)
10- Granados - Danzas españolas III. Zarabanda (4:15)
11- Granados - Danzas españolas IV. Villanesca (5:48)
12- Granados - Danzas españolas V. Andaluza (Playera) (4:30)
13- Granados - Danzas españolas VI. Jota (Rondalla aragonesa) (5:27)
14- Granados - Danzas españolas VII. Valenciana (5:45)
15- Granados - Danzas españolas VIII. Asturiana (3:59)
16- Granados - Danzas españolas IX. Mazurca (4:48)
17- Granados - Danzas españolas X. Danza triste (4:20)
18- Granados - Danzas españolas XI. Zambra (6:26)
19- Granados - Danzas españolas XII. Arabesca (5:13)
------------------------------------------------------------------------
Tamanho: Parte I - 29,8MB; Parte II - 56,3; Parte III - 77MB
Formato: Mp3
Qualidade: 320Kbps
------------------------------------------------------------------------
Pa baxá: Click aqui
Pa comprá - Click aqui